topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Inauguração da Exposição - Convento das Trinas, Anos 40 - Hoje

No âmbito das comemorações do “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2017”, promovido pela Direção Geral do Património Cultural e pela ICOMOS (International Council on Monuments and Sites), o Instituto Hidrográfico (IH) inaugurou, no passado dia 18 de abril, a exposição fotográfica intitulada “Convento das Trinas, Anos 40 / Hoje”.

Esta exposição pretende desta forma mostrar duas visões do mesmo espaço, especificamente do extinto Convento das Trinas e da zona da Lapa, separadas por 75 anos, contraponto com fotografias atuais tiradas do mesmo ponto focal. As fotografias dos anos 40 são de Manuel Santos Estevens, à época um jovem funcionário público com a incumbência de criar neste local o Arquivo das Secretarias do Estado. As fotografias atuais foram tiradas por técnicos deste instituto.

A inauguração da exposição foi procedida de duas intervenções: a primeira foi apresentada pelo Professor Doutor José Sarmento de Matos, subordinada ao tema “ O convento das Trinas e a Lapa”, a segunda apresentação foi proferida pela Doutora Catarina Figueiredo Cardoso, alusiva ao tema“ O Convento das Trinas e o Turismo Militar”.

Na sessão de abertura, o Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, Contra-almirante Coelho Cândido, proferiu uma alocução, no qual se transcreve na íntegra:

“Bem-vindos ao Instituto Hidrográfico no Dia Internacional de Monumentos e Sítios. O Instituto Hidrográfico associa-se, desde 2014, a esta iniciativa dos anos 80 promovida pela Direção Geral do Património Cultural e pela ICOMOS (International Council on Monuments and Sites).

O tema que nos foi proposto este ano é o “Património Cultural e Turismo Sustentável”. Tentámos corresponder a este desafio com duas apresentações temáticas e uma exposição fotográfica.

Começo por agradecer ao Senhor Professor Doutor José Sarmento de Matos, um olissipógrafo de referência, que conhece melhor do que ninguém a história do bairro da Lapa, edificado em torno do Convento das Trinas, por se ter disponibilizado para estar connosco hoje para nos falar precisamente desta forte ligação cultural do convento à atual freguesia da Estrela.

Agradeço também à senhora Dra. Catarina Figueiredo Cardoso, Subdiretora-geral de Recursos da Defesa Nacional, que na impossibilidade da presença do senhor tenente-coronel Fernando da Luz Costa, por motivos de doença, aceitou o desafio de abordar a outra componente do tema deste ano, o turismo, e achámos por bem fazê-lo de uma forma particular e inovadora que é a nova perspetiva em estudo do “turismo militar”.

E como dizem que “A cultura é aquilo que permanece no homem quando ele já esqueceu tudo o resto” temos uma proposta de exposição fotográfica que mostra como as imagens reavivam muito rapidamente a nossa memória e como tal são um importante veículo de promoção da cultura. Esta exposição só é possível graças ao espólio que nos deixou Manuel Santos Estevens que desde 1939 até aos anos 50 documentou fotograficamente não só o Convento das Trinas mas também todo o espaço envolvente, bem como inúmeros locais do nosso país de então.

Aproveito para saudar a senhora Maria Beatriz Estevens, viúva de Manuel Estevens, a quem agradecemos todo este legado.

A exposição que vos propomos é quase uma viagem no tempo, tentámos do mesmo ponto focal ter duas visões separadas por aproximadamente 75 anos. As fotografias dos anos quarenta do século passado são da autoria de Santos Estevens e as atuais tiradas pelos técnicos do IH. Esta exposição vai estar aberta ao público até ao dia 5 de maio.

Mas estas fotografias servem para muito mais que que reavivar a nossa memória, têm servido também de referência para o Instituto Hidrográfico recuperar e manter o traçado do edifício do Convento das Trinas mantendo a tradição das Forças Armadas, em especial da Marinha que este ano comemora os 700 anos desde a sua fundação, de preservar, orgulhosamente, o legado que lhes é confiado”.

Este evento contou com a presença do Vice-almirante Vice-chefe do Estado-Maior da Armada, vice-almirante Mendes Calado, do Diretor-geral de Recursos da Defesa Nacional, Dr. Alberto Coelho, do Presidente da Direção da Associação de Auditores do Curso de Defesa Nacional, Dr. António Vilar, antigos diretores-gerais do IH, oficiais generais, entre outros convidados presentes.

  2017-05-08    199 / 199 / 241114;