topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Instituto Hidrográfico de la Marina de Espanha visita o Instituto Hidrográfico

O Diretor do Instituto Hidrográfico de la Marina de Espanha (IHM), Capitan de Navio Salvador Espinosa Gonzalez-Llanos, acompanhado do seu Secretário-técnico, Capitan de Fragata Jose María Bustamante, e do seu Chefe de Relações Externas, Capitan de Corbeta Luis Javier Gomez Saavedra, visitaram o IH entre 12 e 14 de setembro.

A visita serviu para planear e definir ações de cooperação, dando continuidade à colaboração entre os dois institutos. As ações definidas visam a partilha de conhecimento, procedimentos e experiências, com a finalidade de melhorar a capacidade de resposta nas atividades sob a responsabilidade de ambos os institutos, bem como a otimização dos recursos disponíveis em trabalhos efetuados em áreas de interesse comum.

Destaca-se a intenção de ambos os institutos de planear, para 2024, trabalhos conjuntos no rio Guadiana de modo a permitir treino, formação e partilha de experiências, nomeadamente na operação de veículos autónomos, e a aquisição de dados topo-hidrográficos com o objetivo de coproduzir uma nova edição da carta náutica dos portos de Vila Real de Santo António, Ayamonte e da desembocadura do rio Guadiana.

A comitiva do IHM, acompanhada do Diretor-geral do IH, visita hoje o exercício REPMUS que se está a realizar em Troia.

  2023-09-14    192 / 192 / 260079;