topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamento Hidrográfico em Portimão

No decorrer do mês de março, o Instituto Hidrográfico, por solicitação da Administração dos Portos de Sines e do Algarve S.A., efetuou o levantamento hidrográfico do porto e da barra de Portimão.

Este porto, vocacionado essencialmente para o turismo, tem vindo a afirmar-se como um destino para os navios de cruzeiro, contribuindo para o desenvolvimento da região ao atrair visitantes dos quatro cantos do globo. Por conseguinte, este levantamento hidrográfico reveste-se de particular importância, nomeadamente para o estudo das dinâmicas sedimentares ocorridas nos últimos quatro anos (quando o último levantamento foi realizado no local), permitindo avaliar se as profundidades no porto se adequam à prática da navegação que aí se pretende manter.

Uma equipa de cinco militares da Brigada Hidrográfica (BH), realizou levantamentos hidrográficos com sistemas sondadores multifeixe e de feixe simples. Estes sistemas são extremamente avançados do ponto de vista tecnológico, permitindo um mapeamento preciso do fundo do mar, com elevada resolução. Adicionalmente, efetuou-se a topografia de novos duques d’alba que foram construídos no cais comercial de Portimão, possibilitando a atualização da cartografia náutica que servirá de referência para os navios que atracam neste local.

A tarefa da BH foi concluída com sucesso, tendo contribuído uma vez mais para o conhecimento do mar e das suas dinâmicas num dos destinos turísticos de excelência do nosso país, de forma determinante, competente e relevante para os vetores de desenvolvimento da economia do mar.

  2023-03-23    144 / 144 / 239977;