SEDMAR
Mapeamento dos Sedimentos Marinhos
O programa SEDMAR (Acrónimo de “Mapeamento dos Sedimentos Marinhos”) tem como grande objetivo o conhecimento e a elaboração de mapas temáticos da natureza geológica, no que concerne à natureza sedimentar, dos fundos marinhos das margens continentais portuguesas, incluindo as margens insulares dos Açores e Madeira. Nesse sentido, o programa está subdividido em projetos, de acordo com a área geográfica.
O conhecimento da natureza dos fundos é obrigatório para qualquer atividade de defesa e económica, bem como para a inventariação dos recursos do mar (incluindo recursos vivos) e preservação da biodiversidade marinha (através da detecção de eventuais ecossistemas sensíveis). No mar, a exploração de qualquer recurso, e em especial os naturais (vivos e não vivos) requer políticas de ordenamento e de gestão sustentadas e alicerçadas no conhecimento científico. Assim sendo, este programa de mapeamento ocorre primeiramente para aumentar o conhecimento científico da margem portuguesa e promover o desenvolvimento económico, constituindo-se como a base para posterior aplicação de medidas adequadas ao planeamento e à gestão dos recursos, promovendo a caraterização da biodiversidade marinha, a preservação e proteção dos ecossistemas, em especial dos mais frágeis e sujeitos a maior pressão. Como tal, os produtos e resultados deste projeto, a disponibilizar no final da sua execução como documentos básicos de ordenamento do território nacional, sustentarão atividades de I&D, ferramentas de gestão para iniciativas relacionadas com a inventariação de recursos, medidas de proteção ambiental e qualquer outra atividade em que a natureza geológica do fundo do mar constitua uma questão crucial.
O programa Mapeamento dos Sedimentos Marinhos prevê a colaboração com instituições nacionais e internacionais, bem como com estudantes universitários, podendo os jovens formandos, e futuros investigadores nacionais, beneficiar com a troca e partilha de experiências e do conhecimento.
No âmbito deste programa, foram já realizadas diversas campanhas na plataforma continental e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores. Aceda a informação mais detalhada sobre os equipamentos, produtos e ensaios sedimentológicos, utilizados pelo IH, no âmbito deste programa.
Alguns dos resultados do programa surgem no formato de artigos científicos e resumos de conferencias internacionais.
