VQM

VQM – Vigilância da Qualidade do Meio Marinho

  • Descrição Simples: Estudo espácio-temporal de um conjunto de parâmetros físico-químicos para avaliação do estado das áreas objeto de estudo. Atualmente a sua atividade centra-se na área envolvente aos pontos de implantação de seis das boias da rede de monitorização do IH, com o objetivo paralelo de aferir a validade dos dados obtidos por parte dos sensores instalados nas referidas boias.

  • Instituição Coordenadora: Instituto Hidrográfico

  • Divisões Envolvidas (responsáveis): Divisão de Química e Poluição do Meio Marinho. (POLAVEIRO e VQM-Boias: Eng. Carla Palma, POLTEJO e POLSADO: Dr. Carlos Borges, POLFARO: Eng. Paula Santos).

  • Início / Fim : Fase 1: 1981-2010; Fase 2: em curso desde 2012

  • As áreas de estudo são quatro áreas estuarinas da costa portuguesa continental: Ria de Aveiro, Estuário do Tejo, Estuário do Sado e Ria Formosa.


  • Objectivos / Actividades: O programa VQM tem como objetivo o estudo espacio-temporal de um conjunto de parâmetros físico-químicos (salinidade, pH, oxigénio dissolvido, sólidos suspensos totais, nutrientes, metais pesados, pesticidas e compostos organoclorados e hidrocarbonetos, entre outros) que permitam avaliar o estado das áreas objeto de estudo. Atualmente a sua atividade centra-se na monitorização da área envolvente aos pontos de implantação de seis das boias da rede de Boias do IH, com o objetivo paralelo de aferir a validade dos dados obtidos por parte dos sensores instalados nas referidas boias.

  • Trabalhos efectuados: Fase 1: realização de campanhas de amostragem periódicas nos quatro sistemas estuarinos, com periodicidade que variou da trimestral no início do programa à bianual no seu final; Fase 2: realização de campanhas de amostragem periódicas com uma periodicidade bianual, sujeita à necessidade de intervenção nas referidas boias. Estudo da variação espacial e temporal dos parâmetros considerados no projeto para determinação da qualidade do meio marinho nas regiões amostradas. Publicação dos resultados de monitorização em relatórios técnicos.