SURGE

SURGE - Simple underwater renewable generation of electricity


  • Descrição Simples: O projeto tem por objetivo último o desenvolvimento e demonstração do desempenho de uma unidade de produção de electricidade a partir das ondas de fundo. Os primeiros testes realizados com este tipo de engenhos datam de 2007, ao largo de Peniche, tendo os resultados servido de argumento para o financiamento deste projeto. A unidade inicial, com uma asa, será melhorada e ampliada para comportar 3 asas.
    Prevê-se que o dispositivo a construir seja fundeado ao largo da Praia do Almagreiro, ainda em 2011.
    O IH é o parceiro responsável pela caracterização ambiental do local de testes do dispositivo, nomeadamente ao nível da morfologia de fundo, estrutura e composição da camada de sedimentos, estabilidade das partículas sedimentares e dinâmica da orla costeira adjacente e caracterização do regime de agitação marítima e de correntes que afectam o local. O projeto financiou a aquisição de um ADCP com módulo Waves que deverá estar em operação durante o período de execução do projeto. A equipa do IH está reforçada com 1 bolseiro de investigação.

  • Instituição coordenadora: AW-Energy Oy (AWE) (Erkki Kasanen).

  • Parceiros: Bosch Rexroth AG (Alemanha); Estaleiros Navais de Peniche SA (ENP); Eneólica SA (Eneólica); Centro de Energia das Ondas (WavEC – Portugal); Instituto Hidrográfico (IH); Câmara Municipal de Peniche.

  • Divisões Envolvidas (responsáveis): Divisão de Geologia Marinha.

  • Início/ Fim: 01/10/2009 a 30/09/2013

  • Fonte de financiamento:: FP7.