Sondadores Multifeixe

Existe uma grande diversidade de equipamentos para o estudo do fundo marinho. No entanto, são os sondadores acústicos que, qualitativamente, permitem a medição de profundidades com elevada exactidão.
Destes, destacam-se os sondadores multifeixe (SMF), pela potencialidade de cobertura total do fundo com elevada densidade de medições, permitindo a construção de modelos digitais de terreno que reproduzem de forma fiel o relevo submarino.
Estes sondadores permitem ainda a obtenção de uma imagem acústica, quer para identificação de diferentes tipos de sedimentos superficiais, quer para confrontação com a imagem batimétrica, para controlo da qualidade.


Download do folheto informativo.

Os dados adquiridos possuem um vasto campo de aplicações: segurança da navegação, detecção de objectos, aplicações militares, estudos geofísicos, dinâmica sedimentar, impacte ambiental, controlo de dragagens e inspecção e apoio a obras marítimo-portuárias.

Actualmente o Instituto Hidrográfico (IH) opera 5 SMF, todos fornecidos pela KONGSBERG MARITIME.






Constituição dos sistemas SMF

• Sondador multifeixe, composto por unidade electrónica de processamento, transdutores de transmissão e de recepção, e unidade de operação;
• Sensor inercial, dois receptores GPS, estação de referência e módulo de integração dos dados de posicionamento com os dados de atitude do sensor inercial;
• Sondas para medição da velocidade de propagação do som na água, à superfície do transdutor e ao longo da coluna de água.







SMF KONGSBERG EM 120

Após a ratificação de Portugal da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, tornou-se imprescindível a aquisição de um sistema que permitisse a recolha de dados batimétricos de elevada densidade e qualidade para a pretensão de extensão do limite exterior da plataforma continental portuguesa e, igualmente, para apoio à comunidade científica nacional.
Assim, com o financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), foi adquirido um sondador de grandes fundos – KONGSBERG EM 120 – o qual foi instalado no Navio da República Portuguesa (NRP) D. Carlos I encontrando-se operacional desde Janeiro de 2004.

Um segundo sistema, financiado pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), foi instalado no NRP Almirante Gago Coutinho.


SMF KONGSBERG EM 710

Igualmente adquirido no âmbito da missão da EMEPC, o sistema KONGSBERG EM 710 foi instalado no NRP Almirante Gago Coutinho.















SMF KONGSBERG EM 3002

Na sequência da queda da ponte Hintze Ribeiro em Castelo de Paiva, em Março de 2001, foi adquirido um sistema sondador de elevada resolução – KONGSBERG EM 3000 – que permitiu a detecção das viaturas sinistradas. Este SMF pode ser integrado com posicionamento GPS de elevada exactidão – modo RTK (Real Time Kinematic); e aplicado em levantamentos hidrográficos de elevada exactidão (Ordem Especial).

Em 2004 foi adquirida uma nova unidade de processamento, que veio permitir a activação de um segundo sistema – KONGSBERG EM 3002 – com capacidade de aquisição de maior densidade de dados batimétricos. Em 2006 foi efetuado o upgrade ao sistema EM 3000, passando o IH a dispor de 2 sistemas EM 3002.
Estes sistemas, pela sua portabilidade, têm sido utilizados nas embarcações de sondagem do IH e em embarcações de ocasião.








Processamento dos dados

Os dados adquiridos são validados pelo IH no Sistema de Processamento de Dados Hidrográficos CARIS-HIPS, segundo as normas da Organização Hidrográfica Internacional (OHI). Face ao volume de dados adquiridos, esta etapa é uma das mais morosas e complexas de realizar.

Como produtos finais podem obter-se implantações gráficas das áreas sondadas e imagens ou modelos digitais de terreno, representativos do fundo submarino.

 



Características gerais:

 

EM 120

EM 710

EM 3002

Frequência (kHz)

12

70-100

293, 300 e 307

N.º de sondas por impulso transmitido

191

200-400

254-508

Taxa de Transmissão (impulsos por segundo)

4

30

40

Largura dos feixes

2º x 2º

1º x 2º

1.5º x 1.5º

Cobertura angular

150º

150º

130º

Estabilização do feixe

Pitch, Roll e Yaw

Pitch, Roll e Yaw

Pitch e Roll

Alcance (m)

50-11000

3-2000

1-120

Resolução em profundidade (cm)

10–40

1