Sistema de Monitorização Operacional de Correntes Costeiras

Mapa Total de Corrente

AVISO: Se não visualizar a imagem click numa hora anterior, pode haver um retardo de 3 a 4 horas.
WARNING: If you do not see the image click on an earlier time, there may be a delay of 3 to 4 hours.

Estação :
 
Data :
- Novembro - 2017
Ficheiro Dados

  • Descrição Simples: Os radares costeiros de alta-frequência (HF) baseados em terra constituem um importante meio de aquisição de informação oceanográfica. O radar “SeaSonde” da “Coastal Ocean Dynamics Application Radar” (CODAR) é uma variante deste tipo de tecnologia.
    Este sistema de monitorização é composto por duas estações, estando atualmente uma instalada no Forte de São Julião da Barra e outra no farol do Cabo Espichel, que permite medir as correntes superficiais e agitação marítima numa área até 70Km da costa. O seu funcionamento baseia-se na variação de Doppler e na retrodifusão do sinal transmitido.
    Cada estação mede a variação doppler e a intensidade do sinal retrodifundido ao longo de cada azimute a cada 5º (000 – 005 – 010 – 015 - …..), providenciando uma componente do vetor. No Instituto Hidrográfico, o computador central junta as duas componentes, uma de cada estação, obtendo o vetor final.
    Depois de integradas as duas componentes obtidas nas estações, este é o resultado final onde temos a intensidade da corrente representada de duas maneiras (comprimento e cor da seta) e a sua direção (direção da seta).

  • Instituição Coordenadora: Instituto Hidrográfico.

  • Participantes: Direção Geral de Armamento e Infra-Estruturas de Defesa, Qualitas Instruments e Codar Ocean Sensors.

  • Período: Abril a Dezembro de 2012 (última fase) – zona de Lisboa.

  • Objectivos / Atividades: Monitorização Ambiental – Monitorizar a Agitação Marítima e correntes superficiais.

  • Produtos: Mapas vetoriais de correntes e agitação em tempo real, seguimento de manchas de poluentes, alimentação de modelos de assimilação para  previsão.

  • Trabalhos efectuados: Previamente o sistema esteve instalado um semestre na zona de Sines e um semestre na zona da Nazaré.

  • Trabalhos a efetuar: Instalação definitiva em local a definir.