Página Inicial seta Reunião IBSC

Reunião IBSC

IBSCReunião Internacional no Instituto Hidrográfico sobre a formação em hidrografia e cartografia náutica.



 

IBSC

Durante o período de 15 a 25 de Abril, decorreu no Instituto Hidrográfico (IH), Rua da Trinas, Lisboa, a 36ª reunião anual do International Board on Standards of Competence for Hydrographic Surveyors and Nautical Cartographers (IBSC). O IBSC é presidido pelo Prof. Dr. Lysandros Tsoulos da AIC (Associação Internacional de Cartografia), sendo composto por mais 9 elementos: 1 da AIC, 4 da OHI (Organização Hidrográfica Internacional) e 4 da FIG (Federação Internacional de Geómetras). Durante os dois primeiros dias também esteve presente o Director da OHI, Contra-almirante (reforma) Mustafa Iptes, da Turquia. O IBSC tem por funções principais definir os padrões de competência para os hidrógrafos e cartógrafos náuticos e analisar as propostas de reconhecimento dos planos dos cursos de formação em hidrografia submetidos pelas diversas Escolas e Universidades, a nível mundial. Os cursos de hidrografia ministrados no IH são reconhecidos pelo IBSC desde 1983 e em 2012 concluiu-se o processo de renovação da acreditação (por mais seis anos). Nesta reunião foram recebidas delegações de vários países para a submissão de propostas (Espanha, Bélgica, Reino Unido (2), Holanda, Irão, Bangladesh, Irão, India, Indonésia, Arábia Saudita, Malásia, Japão) e de uma empresa (STET Maritime).

Paralelamente à reunião, o IBSC realizou uma visita técnica à Escola de Hidrografia e Oceanografia do IH, laboratórios, navios hidrográficos e Brigadas Hidrográficas. A visita teve por objetivo avaliar os procedimentos e as capacidades de formação do IH no domínio da hidrografia e cartografia náutica. Dos membros do IBSC foram recebidos comentários elogiosos que permitem antecipar um resultado da avaliação bastante satisfatório, embora o relatório ainda não tenha sido recebido. Desta avaliação ressalta a elevada capacidade técnica do IH no domínio da formação em hidrografia e dos procedimentos técnico-pedagógicos implementados no âmbito do Sistema de Formação Profissional da Marinha.

Esta prestigiada reunião internacional, pela primeira vez em Portugal, com os maiores especialistas a nível mundial, incluindo delegações de escolas congéneres, constituiu uma prova de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo de vários anos no IH e uma oportunidade de divulgação e de partilha de conhecimentos.