Página Inicial seta O IH no exercício Recognized Environmental Picture 2013

O IH no exercício Recognized Environmental Picture 2013

No âmbito do exercício REP13 (Recognized Environmental Picture) em 3 de julho de 2013 foi ativada a Equipa Hidrográfica de Intervenção Rápida (EH-IR). A EH-IR é uma equipa que reúne valências da Brigada Hidrográfica e de várias Divisões do Instituto Hidrográfico, sendo acionada sempre que requerida uma resposta rápida e multidisciplinar em situações de calamidade, catástrofe e emergência, ou na compilação de informação oceanográfica, hidrográfica, geológica e geofísica para apoio a operações navais.

O REP13 é um exercício que decorre na baía de Sesimbra e no porto de Setúbal, e tem por objetivo avaliar as capacidades expedicionárias da Marinha Portuguesa na área de guerra de minas, proteção portuária e REP. O cenário criado visa avaliar a interoperabilidade das diversas equipas da Marinha numa situação de apoio a uma nação NATO ocupada de forma ilícita pelo seu país vizinho.

Embarcação “Gaivota”

Este cenário obriga à identificação de potenciais ameaças (minas), à atualização da informação hidrográfica, oceanográfica e ambiental nos acessos portuários. A EH-IR empenhada neste exercício é constituída por 15 elementos e opera a partir das instalações do ponto de apoio naval de Troia onde permanecerá de 8 a 17 de julho.