Página Inicial seta O Instituto seta Rel. Internacionais

Relações Internacionais

Relações Internacionais

O esforço para a salvaguarda da navegação e da vida do mar coloca-se também no palco internacional, já que da missão do IH decorre a execução de múltiplos projetos, alguns dos quais desenvolvidos em parceria com instituições estrangeiras.

Portugal é membro fundador da Organização Hidrográfica Internacional (OHI), pelo que o IH representa o País junto daquela organização. A OHI, estabelecida em 1921 pela Convenção Hidrográfica Internacional visa, entre outros, apoiar a coordenação das atividades dos serviços hidrográficos nacionais e a uniformidade das cartas e documentos náuticos produzidos, incrementar a adoção de métodos de levantamento hidrográfico confiáveis e eficientes e o desenvolvimento das ciências na área da Hidrografia e das técnicas de oceanografia descritiva.

O representante oficial de cada Estado Membro na OHI é geralmente apelidado de “Hidrógrafo Nacional”, sendo que todos os Hidrógrafos Nacionais, em consonância com os seus staffs, reúnem-se de cinco em cinco anos, no Mónaco, para a Conferência Hidrográfica Internacional. A Conferência analisa os desenvolvimentos conseguidos pela Organização e adota os planos de acção para os cinco anos seguintes.

Cada Estado Membro da OHI participa numa ou em várias Comissões Hidrográficas Regionais, sendo que o IH é o representante de Portugal na Comissão Hidrográfica Regional do Atlântico Oriental (CHAtO). Esta comissão engloba os países costeiros do Atlântico Oriental membros da Organização Hidrográfica Internacional. São, assim, membros da CHAtO Portugal, Camarões, França, Espanha, Marrocos e a Nigéria (download documento). Não sendo membros da OHI mas pretendendo cooperar nas atividades da Comissão, o Benim, Cabo Verde, a República do Congo, a Costa do Marfim, a Guiné, a Guiné-Bissau, a Mauritânia, o Senegal e o Togo são, desta forma, Membros Associados.
A presidência da CHAtO é rotativa entre os seus membros: desde setembro de 2014 a presidência é assumida por Marrocos.

No âmbito da Cooperação Internacional, o IH tem, de momento, em vigor, protocolos de cooperação no domínio da segurança marítima com vários Países, nomeadamente alguns Países de Língua Portuguesa, como Cabo Verde, Moçambique e Brasil.

RP