Página Inicial seta Qualidade

Qualidade

Somos hoje uma organização que se afirma pela qualidade dos produtos e serviços que disponibilizamos aos nossos clientes. Esta afirmação suporta-se no reconhecimento externo, dado através da certificação do nosso Sistema de Gestão da Qualidade, nas áreas chave para o exercício da nossa missão e no empenho diário que colocamos na prossecução da melhoria dos nossos produtos e serviços tendo em vista a satisfação das nossas partes interessadas.

O Instituto Hidrográfico faz parte do grupo de organizações hidrográficas internacionais membros da Organização Internacional de Hidrografia, certificadas segundo um referencial internacional.
Dispõe de um Sistema de Gestão da Qualidade reconhecido por uma entidade externa independente, credível e competente, de acordo com o referencial normativo (NP EN ISO 9001).

Mas não ficámos por aqui, os ensaios e calibração das áreas laboratoriais encontram-se acreditados pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), tendo sido dado provas da competência técnica para produzir resultados tecnicamente válidos, de acordo com os requisitos da norma de referência (NP EN ISO/IEC 17025).

A Política da Qualidade inclui um comprometimento de cumprir os requisitos normativos e melhorar continuamente para ir ao encontro das necessidades dos clientes.

Como nos veem

O Instituto Hidrográfico pretende manter-se como uma organização com Qualidade não só por afirmação mas também com provas dadas sendo avaliado por diferentes entidades externas independentes e de diferentes áreas.

Como Laboratório do Estado o Instituto Hidrográfico foi avaliado por uma comissão de peritos internacionais cujo relatório de avaliação referia a seguinte: “IH tinha uma missão muito bem definida na manutenção das cartas náuticas, o apoio às operações da Marinha (busca e salvamento, poluição marinha, etc.), o desempenho de rápida avaliação ambiental, de monitorização ambiental, do oceano e pesquisa de engenharia e desenvolvimento de produtos operacionais como as produções e que essas tarefas operacionais foram apoiadas por atividades vigorosas de I&D e a qualidade da investigação parecem ser excelente”.

O reconhecimento por parte das entidades; certificadora do Sistema de Gestão da Qualidade e acreditadora dos ensaios e calibrações laboratoriais é efetuado no seguimento das auditorias de avaliação.
As auditorias são instrumentos muito úteis à melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade e Acreditação Laboratorial. Dos relatórios de auditorias das entidades realça-se:

2012

IPAC:
“os responsáveis aos diversos níveis continuavam a evidenciar a sua competência e empenhamento no exercício das suas funções e na melhoria contínua. Os técnicos dos laboratórios contactados continuaram também a demonstrar conhecimentos e perícia para a realização dos ensaios e outras tarefas que estavam atribuídas”.

APCER:
“ (…) o IH dispõe de competências adequadas para desencadear ações corretivas eficazes e assegurar as condições necessárias para a persecução dos objetivos em conformidade com a Política da Qualidade”.

2011

Satisfação dos clientes

A avaliação da satisfação de clientes é um instrumento da Gestão da Qualidade cujo objetivo principal é o de conhecer a opinião dos clientes em relação aos serviços e produtos do Instituto Hidrográfico, e consequentemente, implementar medidas que conduzam à melhoria nos processos de trabalho, serviços e produtos de forma a satisfazer, sempre que possível, as necessidades dos clientes.

O Instituto Hidrográfico realiza uma pesquisa junto dos seus clientes externos com o objetivo de medir o seu grau de satisfação, permitindo identificar necessidades potenciais de melhoria, áreas de atuação prioritária e oportunidades para a construção de um serviço de excelência. Essa pesquisa tem como modelo a aplicação de um questionário ao cliente sobre as características do serviço e dos produtos, que se julga ser geradoras de satisfação.

A medição do Índice de Satisfação dos Clientes tem duas componentes: a primeira procura analisar a perceção que o público possui em relação ao nosso produto/serviço através das respostas obtidas a partir de questionários; a segunda componente incorpora indicadores de desempenho, relacionados com o cumprimento dos prazos, monitorizados no sistema de gestão da qualidade. O Índice de Satisfação dos Clientes foi de 77,5% em 2011 e de 83% em 2012.

Política da Qualidade

O Instituto Hidrográfico compromete-se a trabalhar continuamente assegurando a sua manutenção como "um centro de referência do conhecimento e na investigação do mar", de forma a superar-se na satisfação das necessidades dos seus clientes e colaboradores.

O compromisso e materializado através da Gestão da Qualidade como um Sistema, tendo em vista:

  • Assegurar e desenvolver o fornecimento de produtos e serviços com elevado nível de qualidade;

  • Fomentar o envolvimento dos colaboradores por forma a promover a melhoria da comunicação interna e externa e o incentivo das relações mutuamente benéficas com os clientes;

  • Promover a gestão criteriosa de recursos humanos qualificados, através do desenvolvimento das suas competências;

  • Assegurar o cumprimento dos requisitos normativos e melhorar continuamente a eficácia do sistema;

  • Assumir um papel ativo na sociedade, em termos de responsabilidade social e ambiental. 

 

Para as áreas laboratoriais, em complemento ao acima expresso o Instituto Hidrográfico compromete-se a:

  • Assegurar o cumprimento e divulgar por todo o pessoal envolvido, os requisitos específicos da NP EN ISO/lEC 17025, para em conjunto com as boas práticas profissionais manter elevados padrões de qualidade dos serviços prestados, no que se refere a ensaios e calibrações;

  • Assegurar que todo o pessoal relacionado com as atividades dos laboratórios se familiariza com a documentação da qualidade e aplica as políticas e procedimentos existentes, no seu trabalho;

  • Assegurar que todos os ensaios e calibrações são executados de acordo com os métodos e requisitos dos clientes.

"O nosso compromisso é trabalhar continuamente de forma a superar a satisfação das necessidades dos clientes e colaboradores"

   O Diretor-geral  
Departamento da Qualidade | Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail | tel: 327013