Perfiladores acústicos

ADCP  HORKHORSE SENTINEL

Os perfiladores acústicos são equipamentos que permitem obter um perfil da corrente ao longo da coluna de água. Estes funcionam partindo do pressuposto que existem partículas em suspensão (sedimentos e plâncton) e que estas se deslocam em harmonia com as massas de água, tirando partido do efeito de Doppler. O efeito de Doppler consiste na alteração da frequência do impulso quando existe um movimento relativo entre a fonte emissora e o alvo. Ou seja, o equipamento envia um sinal acústico que é disperso pelas partículas em suspensão, sendo que parte deste sinal é enviado de volta ao aparelho, mas agora com uma frequência diferente, originada pelo movimento das partículas face ao equipamento, calculando assim os valores da corrente. No Instituto Hidrográfico (IH) existe uma série de perfiladores acústicos com frequências de funcionamento entre os 300 KHz e os 1200 KHz. A escolha do equipamento depende sobretudo do alcance desejado, ou seja, quanto maior este for, mais baixa terá de ser a frequência. As frequências mais altas aumentam a qualidade dos resultados, mas o alcance do feixe diminui.  ADCP RDInstruments Os ADCP (Acoustic Doppler Current Profilers) RDI possuem quatro transdutores, que emitem e recebem o sinal acústico, um sensor de temperatura e um sensor de pressão.


  ADCP fundeado


Estes aparelhos podem ser utilizados para obter um perfil das correntes ao longo de uma secção (a partir de uma embarcação) ou podem ser fundeados num determinado local para a obtenção da corrente num ponto. Alguns destes equipamentos possuem ainda a capacidade de medição da agitação marítima (ondulação). Os dados podem ser adquiridos em tempo real ou armazenados numa unidade de memória. Em caso de se estar a obter um perfil das correntes ao longo de uma secção, os dados podem ser transmitidos directamente, através de um cabo, para unidade de visualização, existente a bordo de uma embarcação.  

 Unidade de visualização

Unidade de visualização 



O registo obtido consiste num perfil de uma secção com a velocidade da corrente e sua direcção.  

 Registo de dados ADCP

Registo de dados de ADCP 


O alcance máximo destes equipamentos, embora dependa da frequência, ronda os 110 metros. Não obstante, os aparelhos estão preparados para ser fundeados até uma profundidade máxima aproximada de 200 metros.


AANDERAA RDCP
 AANDERAA RDCP 600

 AANDERAA RDCP


Este perfilador funciona seguindo o mesmo princípio do ADCP, mas tem ainda a capacidade de medir localmente a condutividade, a turbidez e o oxigénio dissolvido. Ao contrário do ADCP este equipamento não pode ser utilizado para efectuar secções. Pode no entanto ser fundeado ou fixo numa amarração até profundidades máximas de 300 metros, com um alcance máximo que ronda os 80 metros. A configuração do equipamento é feita através de um ecrã táctil, em que o utilizador vai percorrendo os menus de forma a seleccionar as opções requeridas, direccionadas aos objectivos a alcançar em cada campanha. Os dados adquiridos são armazenados num cartão de memória MMC (MultiMediaCard), sendo posteriormente importados e processados a partir de uma aplicação informática (RDCP Studio) que funciona em ambiente Windows.


Síntese das especificações técnicas:

Tipo 

 Frequência

 Pro. máxima

 Alcance

Sensores 

RDInstruments
WHS 300 
 300 KHz  200 m  ~90m Velocidade Pressão e Temperatura 
RDInstruments
WHS 600
 600 KHz  200 m  ~50m Velocidade Pressão e Temperatura
RDInstruments
WHS 1200 
1200 KHz  200 m  ~15m Velocidade Pressão e Temperatura
AANDERAA
RDCP 600 
 600 KHz  200m  ~70m Velocidade, Pressão, Temperatura, Turbidez e Condutividade