topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

IH recebe Diretor-geral do Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha Francesa

O Instituto Hidrográfico (IH) recebeu, nos dias 16 e 17 de Julho de 2015, a visita do Ingénieur Général de l'Armement Bruno Frachon, Diretor-geral do Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha Francesa (SHOM), acompanhado do Diretor Adjunto, o Ingénieur en Chef de l'Armement Laurent Kerléguer.

Além da visita às divisões da Direção Técnica e à Base Hidrográfica na Azinheira, o programa da visita do Diretor-geral do SHOM incluiu uma reunião sobre o consórcio MERCATOR Ocean e uma reunião sobre a cooperação bilateral IH-SHOM.

Na reunião sobre o consórcio Francês MERCATOR Ocean, o seu Diretor-geral, Dr. Pierre Bahurel, efetuou a apresentação sobre a atividade desenvolvida por este centro de oceanografia operacional, que se constitui como uma referência a nível europeu. Na reunião foi reconhecido o trabalho desenvolvido pelo IH na área da oceanografia operacional, assim como a colaboração existente entre o IH e o SHOM nas campanhas oceanográficas e a expansão do modelo de circulação à península ibérica, colocam o IH como um parceiro interessante para o MERCATOR Ocean.

Na reunião sobre a colaboração bilateral IH-SHOM, foram discutidos vários assuntos, de interesse comum, e identificadas várias ações nas áreas dos levantamentos hidrográficos, cartografia náutica e oceanografia, por forma a dar continuidade à colaboração prevista no acordo de cooperação bilateral, assinado em 1996.

Desta colaboração identificam-se benefícios mútuos, com a partilha de experiências e de conhecimentos, de meios e de recursos humanos. Assim, com esta reunião, o relacionamento entre o IH e o SHOM fica ainda mais consolidado e fortalecido.

IH recebe Diretor-geral do Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha Francesa
  2017-04-04    182 / 182 / 239358;