topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Tomada de posse do cargo de Diretor Técnico do Instituto Hidrográfico

No dia 12 de setembro de 2019, em cerimónia presidida pelo Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, contra-almirante Carlos Ventura Soares, tomou posse do cargo de Diretor Técnico do Instituto Hidrográfico o capitão-de-fragata Bessa Pacheco, rendendo o capitão-de-fragata Mesquita Onofre.

O Comandante Bessa Pacheco ingressou na Escola Naval em 1987, tendo concluído a licenciatura em Ciências Militares Navais, classe de Marinha, em 1992.

Especializou-se em Hidrografia, é Master of Engineering in Surveying Engineering pela Universidade de New Brunswick (Canadá), Mestre em Sistemas de Informação Geográfica pelo Instituto Superior Técnico, Mestre em História Marítima pela Universidade de Lisboa, Engenheiro Hidrógrafo pelo Instituto Hidrográfico, e efetuou o Curso Geral Naval de Guerra no Instituto Superior Naval de Guerra.

Esteve embarcado na fragata Álvares Cabral, que integrou a Força Naval Permanente da NATO em 1992, e comandou a lancha de fiscalização Açor. Realizou diversas missões técnico-científicas a bordo de navios e lanchas hidrográficas. De 2009 a 2011 comandou o navio de investigação científica Almirante Gago Coutinho.

Em terra, prestou serviço no Instituto Hidrográfico onde desempenhou funções de adjunto do Chefe da Divisão de Oceanografia, adjunto do Chefe do Centro de Dados Técnico-Científicos, tendo posteriormente chefiado este Centro por um período de cerca de 5 anos. Foi, durante 5 anos, vogal da Comissão do Domínio Público Marítimo e Professor na Escola Naval de diversas disciplinas na área dos Sistemas de Informação Geográfica. De 2011 a 2015 exerceu funções na Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada. De 2015 a 2018 exerceu funções na Direção de Informações do Estado-Maior da União Europeia no Reino da Bélgica. De 2018 a 2019 exerceu as funções de chefe da Divisão de Informações do Comando Naval e por inerência Diretor do Centro de Gestão e Análise de Dados Operacionais da Marinha.

É membro da Ordem dos Engenheiros, da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Academia de Marinha.

Foi promovido ao posto de Capitão-de-fragata em 2009. Atualmente é Diretor-Técnico do Instituto Hidrográfico.

  2019-09-16    617 / 616 / 240930;