topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Cruzeiro oceanográfico do projeto AQUIMAR

Encontra-se a decorrer, desde 16 de abril, a bordo do NRP D. Carlos I, mais um cruzeiro oceanográfico do projeto AQUIMAR – Caracterização geral das áreas aquícolas para estabelecimentos de culturas marinhas.

O projeto tem por objetivo principal definir quais as áreas da costa portuguesa mais apropriadas para a instalação de infraestruturas destinadas à aquicultura numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.

Um outro objetivo do projeto é o do mapeamento de microplásticos presentes na camada sedimentar superficial e em águas superficiais da plataforma continental portuguesa e de áreas de transição (Rias de Aveiro e Formosa e estuários dos rios Mira e Mondego).

O cruzeiro em curso, que cobre a quase totalidade da costa portuguesa, iniciou-se na costa sul de Portugal, com a ocupação de cerca de 125 posições para aquisição de dados e amostras.

Atualmente está a ser coberta a área da costa norte de Portugal, entre Leixões e Viana do Castelo, tendo já sido ocupadas cerca de 60 das posições planeadas para aquela área.

  2019-05-06    177 / 176 / 240771;