topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Missão de manutenção das boias multiparamétricas

O navio hidro-oceanográfico D. Carlos I partiu hoje, dia 12 de abril, da Base Naval de Lisboa para realizar, durante o próximo mês, a manutenção das boias multiparamétricas do Sistema Integrado de Monitorização Ambiental da Zona Económica Exclusiva Portuguesa (MONIZEE). Este sistema conta com um total de 5 boias distribuídas ao longo das águas nacionais de norte a sul de Portugal, mais concretamente ao largo de Leixões, Nazaré, Cabo Espichel e Faro.

A manutenção destas boias, realizada de forma periódica, é essencial para manter a bom funcionamento dos sensores e a transmissão dos parâmetros meteorológicos e oceanográficos em tempo real. A operação de recolha e colocação da boia, dada a sua complexidade, requer meios e equipas especializadas e, por esse motivo, estão embarcados no NRP D. Carlos I uma equipa técnica do Instituto Hidrográfico e dois mergulhadores da Marinha Portuguesa.

O navio encontra-se em missão até ao dia 14 de maio e, durante este período, participará também no projeto AQUIMAR – Caraterização geral de áreas Aquícolas para estabelecimento de culturas Marinhas. Este projeto visa identificar os locais com maior aptidão para a prática da aquicultura e caraterizar as condições oceanográficas, físico-químicas, geoquímicas e biológicas das áreas selecionadas.

Fonte: Marinha Portuguesa.

Missão de manutenção das boias multiparamétricas
  2019-04-15    253 / 252 / 240125;