topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Cerimónia de apresentação das novas edições das cartas náuticas 440-A (Espanhola) e 26312 (Portuguesa)

Teve lugar, em Ayamonte, no dia 09 de outubro, a cerimónia de apresentação das cartas náuticas 440-A e 26312, Espanhola e Portuguesa respetivamente, referentes à foz do rio Guadiana.

Este evento contou com a presença do Ministro da Defesa Nacional, Dr. Azeredo Lopes, da Ministra da Defesa de Espanha, Margarita Robles Fernández, dos Presidentes das Câmaras Municipal de Ayamonte e de Vila Real de Santo António, da Embaixadora de Espanha em Portugal, do Cônsul de Portugal em Madrid, do Vice-chefe do Estado-Maior da Armada, vice-almirante Jorge Novo Palma, do Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, contra-almirante Carlos Ventura Soares, entre outras entidades pertencentes à Delegação Portuguesa e Espanhola.

A cerimónia teve início com uma sessão de boas vindas pelo Diretor do Instituto Hidrográfico da Marinha Espanhola e uma apresentação conjunta dos Diretores dos Institutos Hidrográficos das Marinhas Portuguesa e Espanhola, com base na colaboração existente entre estes dois institutos, sobretudo em levantamentos hidrográficos realizados em conjunto, que contribuíram para a publicação das novas cartas náuticas. Seguiram-se as intervenções da Presidente da Câmara de Ayamonte, da Presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, terminando com as intervenções da Ministra da Defesa de Espanha e do Ministro da Defesa Nacional de Portugal.

Finda a cerimónia, as entidades deslocaram-se até ao cais de Ayamonte, onde embarcaram no navio hidrográfico NRP Auriga, para uma navegação no Rio Guadiana até ao cais de Vila Real de Santo António.

  2018-10-12    145 / 145 / 235293;