topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Calibração dos Sensores de Pressão

O Laboratório de Calibração do Centro de Instrumentação Marítima (CIM) aumentou a sua capacidade de calibrar sensores de pressão relativa positiva e negativa (Manómetros, mano vacuómetros e vacuómetros no intervalo de medição entre -1 bar a 21 bar), assim como sensores de pressão absoluta (por ex. barómetros, no intervalo de medição entre 0 bar a 22 bar), após a aquisição do Controlador de pressão WIKA Mensor CPC6050 com opção barométrica.

Os sensores de pressão Atmosférica da Aanderaa (2810) são utilizados nas estações meteorológicas do IH, e até à data, era necessário recorrer a um laboratório externo para serem calibrados. Atualmente, e após o desenvolvimento do mais recente ensaio do Laboratório de Calibração, já é possível calibrar estes mesmos sensores no próprio IH.

O Laboratório de Calibração do CIM tem em curso o desenvolvimento de outros ensaios, com a intenção de o tornar autónomo e tentar contribuir cada vez mais para a comunidade científica.

Nas imagens é possível ver o Tec Luis Alves na preparação dos equipamentos no Laboratório de Calibração do CIM, bem como a calibração de alguns sensores que assim ficam disponíveis para serem incluídos num próximo ciclo nas estações meteorológicas do IH.

  2018-07-27    230 / 230 / 235247;