topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Instituto Hidrográfico comemora o “Dia do Hidrógrafo”

O Instituto Hidrográfico (IH) realizou, no passado dia 14 de fevereiro de 2014, uma sessão inserida nas comemorações do “Dia do Hidrógrafo”, onde estiveram presentes oficiais generais, antigos hidrógrafos, bem como oficiais e técnicos superiores do IH.

Estas comemorações tiveram início com a apresentação de mais um produto da série "Qual é a tua Onda?", denominado “…na Navegação de Recreio”, pelo Diretor Técnico do IH, Capitão-de-fragata Freitas Artilheiro. Este novo produto tem por objetivo apoiar a náutica de recreio no planeamento e na condução de viagens, nomeadamente na seleção das rotas mais adequadas à sua navegação, e pode ser consultado em http://www.hidrografico.pt/qual-e-a-tua-onda.php. Nele são disponibilizadas, para todo o território nacional, previsões da agitação marítima (altura significativa, período e direção da ondulação) e do campo do vento à superfície do mar (intensidade e direção do vento). Esta ferramenta, de acesso gratuito, antecipa em cinco dias as condições de navegabilidade entre diferentes portos nacionais (Portugal Continental e Arquipélagos da Madeira e dos Açores).

Seguiu-se uma intervenção no âmbito da série de “Conversas do IH", proferida pelo Comandante Anjos Branco, que relatou diversos episódios da sua vida de hidrógrafo.

Também se procedeu ao lançamento do livro “Navios Hidrográficos Portugueses”. Neste âmbito o Dr. Carlos Gomes apresentou a obra, descrevendo genericamente as principais actividades de cada navio hidrográfico.

Instituto Hidrográfico comemora o “Dia do Hidrógrafo”
  2017-03-27    219 / 219 / 235250;