topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Visita de sua Excelência o Presidente da República Portuguesa no âmbito das comemorações dos 700 anos da Marinha.

O Instituto Hidrográfico (IH) recebeu, no dia 05 de dezembro de 2017, a visita de sua Excelência o Presidente da República Portuguesa e Comandante Supremo das Forças Armadas, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, no âmbito das comemorações dos 700 anos da Marinha.

À chegada, o Chefe de Estado foi recebido pelo Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, pelo Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante António Silva Ribeiro, e pelo Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, contra-almirante António Coelho Cândido.

A visita teve início no Auditório com a intervenção do Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, à qual se seguiu a exibição do novo filme institucional e duas apresentações: a primeira proferida pelo comandante Alves Gaspar alusiva ao tema “A Cartografia nos primeiros tempos da Marinha” e a segunda, proferida pelo Diretor Técnico do IH, comandante Mesquita Onofre, sobre a cartografia desenvolvida atualmente pelo IH, nomeadamente no âmbito dos projetos: “Mapear o Mar Português”, “Via navegável do Douro” e “Via navegável do Guadiana”.

A visita prosseguiu para a sala de exposições "A Cartografia nos 700 anos da Marinha", seguindo-se o Centro Meteorológico e Oceanográfico Naval (CMETOC) da Marinha, onde foi proferida uma apresentação pelo Chefe do Centro, tenente Quaresma dos Santos, sobre a capacidade de desenvolvimento de produtos e sistemas de apoio à tomada decisão operacional em apoio à emergência civil.

No final da visita, Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa assinou o Livro de Honra e recebeu a oferta institucional alusiva às comemorações.

  2017-12-07    176 / 176 / 235372;