topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Observatório RAIA Conquista Troféu Atlântico

O Projeto “RAIA.co – Observatório Oceanográfico da Margem Ibérica e do Litoral” vai receber no próximo dia 8 de Novembro, durante a 4ª Conferência da Plataforma dos Atores do Atlântico, o troféu pela sua contribuição para o Desenvolvimento de Cooperação Internacional, no âmbito da Estratégia Atlântica e do Plano de Ação para o Atlântico.

O projeto RAIA.co (2011-2015), continuação do projeto RAIA - Observatório Transfronteiriço da Margem Ibérica (2009-2012), conduziu à formalização de um Memorando de Entendimento entre os 12 parceiros da Euroregião “Galiza – Norte de Portugal” e o IH para consolidar o Observatório RAIA. Estes dois projetos foram financiados a 75% pelo FEDER, através do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça entre Espanha e Portugal (POCTEP).

O júri que atribuiu o troféu ao RAIA.co foi constituído por representantes da Comissão Europeia, do Grupo para a Estratégia Atlântica, académicos e representantes da área empresarial. Na atribuição do troféu, o júri teve em conta (i) a relevância do projeto para as prioridades do Plano de Ação para o Atlântico, (ii) o nível de inovação do projeto quanto aos métodos de trabalho e dos resultados a atingir, (iii) o grau de cumprimento do projeto e (iv) o grau de transferência dos resultados a favor do desenvolvimento e implementação do Plano de Ação para o Atlântico.

Na imagem pode-se observar a rede de monitorização do Observatório RAIA sobreposta a uma previsão de agitação marítima (altura significativa e direção de pico) usando o modelo SWAN.

Rede de monitorização do Observatório RAIA
  2017-09-27    164 / 164 / 235386;