topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Instituto Hidrográfico com o NRP D. Carlos I no Mapeamento do Mar Português

O empenhamento do NRP “D. Carlos I”, entre 20 de Junho e 10 setembro, na Região Autónoma dos Açores, vai permitir ao Instituto Hidrográfico (IH) a continuação do ambicioso projeto de Mapeamento do Mar Português, iniciado este ano, que compreende a realização de levantamentos batimétricos e geofísicos, na Zona Económica Exclusiva nacional. Trata-se de um desafio incluso, onde se promove e encoraja a oportunidade de colaboração e participação de entidades portuguesas, que realizam atividades em prol das ciências do mar.

Durante a estadia no Arquipélago dos Açores, o navio hidro-oceanográfico “D. Carlos I” e os militares da Brigada Hidrográfica embarcados (equipa do IH que realiza os trabalhos de hidrografia, sobretudo em áreas fluviais, portuárias e litorais) efetuarão levantamentos hidrográficos oceânicos (em área com cerca de 90.000 km2, ao largo dos grupos central e oriental) e portuários (nos portos de Ponta Delgada, Vila Franca do Campo e Praia da Vitória), com sistemas sondadores multifeixe, que permitem a cobertura total do fundo marinho. Existe, também, a oportunidade de completar o levantamento batimétrico, iniciado em 2016, nos Ilhéus das Formigas.

Há, ainda, o ensejo de colaborar com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade dos Açores, através da realização de um trabalho focado na zona ao largo de Mosteiros, na Ilha de S. Miguel.

 

 

  2017-06-27    250 / 250 / 240227;