topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Aula pratica do Curso de Especialização de Oficiais em Navegação

No passado dia 27 de abril de 2017 os formandos do Curso de Especialização de Oficiais em Navegação executaram um Levantamento Hidrográfico Expedito (LHE). O LHE decorreu na Doca de Paço de Arcos e proporcionou uma excelente oportunidade para os formandos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos no módulo de Cartografia e Assinalamento Marítimo.

Um LHE pretende, de uma forma rápida e com os recursos disponíveis a bordo, avaliar as profundidades num determinado local, sobre o qual não exista informação topo-hidrográfica ou onde por falta de confiança na informação disponível, não seja aconselhada a navegação (após um sismo ou outra catástrofe natural que tenha afetado aquele local).

Para a execução deste exercício os alunos recorreram a dois sistemas de posicionamento diferentes, um através de geonavegação baseado em linhas de posição com recurso a sextante e outro através de radioposicionamento utilizando um equipamento GNSS. Foram ainda determinadas profundidades utilizando dois métodos diferentes, nomeadamente o uso de fio de prumo e de sondador de feixe simples.

O Curso de Especialização de Oficiais em Navegação tem por objetivo habilitar os formandos com os conhecimentos técnicos e científicos para o desempenho das funções de Oficial Navegador e de chefia do Serviço de Navegação das Unidades Navais da Marinha Portuguesa

  2017-05-11    226 / 226 / 235367;