topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

O Websig das Cartas Eletrónicas de Navegação tem novo interface

O Instituto Hidrográfico (IH), através da sua Divisão de Sistemas de Informação e Comunicação, desenvolve e atualiza uma aplicação WebSIG, com cobertura mundial,  que disponibiliza as Cartas Eletrónicas de Navegação (CEN). A informação de base é proveniente do International Centre for Electronic Navigation Charts (ICENC). 
A aplicação, atualizada pelo IH, disponibiliza cartas Oceânicas ou de Roteamento (Overview), gerais (General), costeiras (Coastal), de aproximação (Approach), portuárias (Harbour) e de atracação (Berthing), bem como os portos e as principais rotas de navegação. O sistema anterior funcionava sobre a aplicação ArcIMS e agora foi feito o upgrade para correr em Flex.
O WebSIG apresenta funcionalidades que permitem ao utilizador selecionar a visibilidade das camadas de interesse, ampliar ou reduzir a área de interesse e pesquisar por objeto e atributo. Por exemplo, ao utilizar a funcionalidade de pesquisa sobre uma CEN, o utilizador tem acesso a diversos atributos, nomeadamente a escala da carta, o produtor, a banda de utilização, o título, a edição, a última atualização, entre outros elementos. 

A aplicação permite, assim, ao utilizador a aquisição de conhecimento sobre os metadados das várias CEN mundiais produzidas, bem como as novas edições e atualizações e pode ser acedida em: http://geosig.hidrografico.pt/flexviewers/ICENC/ .


 

  2017-05-08    344 / 344 / 240224;