topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Workshop sobre Ajudas à Navegação

Realizou-se em Seul, no período de 19 a 21 de outubro de 2016, um Workshop sobre Ajudas à Navegação (AtoN) AIS (Real e Virtual), Novos Desenvolvimentos e Usos, sob a direção da Associação Internacional de Sinalização Marítima (IALA) em cooperação com o Ministério do Mar e das Pescas da Coreia do Sul. No período de 24 a 28 de outubro seguiu-se a quinta reunião do Comité do AtoN Requirements and Management (ARM) da IALA. A representação nacional foi assegurada pelos CFR Santos Teles e CTEN Dias Marques.

O Workshop em Ajudas à Navegação AIS teve como objetivos dar a conhecer a todos os participantes as potencialidades e lacunas na utilização, os estudos efetuados por alguns membros, no que diz respeito à aplicação deste tipo de ajudas assim como falhas de segurança associadas e identificar estratégias ou novas investigações para colmatar os constrangimentos identificados. O Comité ARM5, à semelhança dos comités anteriores, desenvolveu doutrina no âmbito da definição dos requisitos do utilizador e da gestão das entidades responsáveis pela manutenção, operação e desenvolvimento das Ajudas à Navegação e dos Sistemas de Navegação.

Durante os dois eventos foram abordados diversos assuntos no que diz respeito à segurança da navegação e correspondente assinalamento marítimo, destacando-se as vantagens e constrangimentos na utilização de Ajudas AIS, a necessidade de cooperação com a Organização Hidrográfica Internacional (IHO) no desenvolvimento dos requisitos AtoN das cartas eletrónicas S-100, o desenvolvimento de uma ferramenta simples para análise e mitigação de riscos numa via navegável e sobre a definição e possíveis aplicações das novas ajudas moveis (Mobile-AtoN).

A próxima reunião do Comité do ARM encontra-se agendada para o período de 24 a 28 de abril de 2017, em Seattle nos Estados Unidos da América.

Workshop sobre Ajudas à Navegação
  2017-05-03    246 / 246 / 235201;