MONICAN

MONICAN – MONItoring of the Nazaré CANyon

  • Descrição Simples: O conhecimento da circulação profunda e superficial junto aos canhões, especialmente na área da Nazaré, para além de ser de importância vital para o crescimento das actividades económicas locais, também se faz sentir nas alterações climáticas globais. Mais genericamente, compreender as interacções entre oceano, biosfera e geosfera, e os fenómenos naturais que daí advêm bem como as alterações ambientais são os principais desafios do projecto MONICAN.
    Para atingir este objectivo, são necessárias medições de parâmetros críticos com séries temporais longas. Diversos sensores e instrumentos irão cobrir toda a coluna de água, com a elevada probabilidade de estender a capacidade de observação desde o fundo do mar até ao interface mar/atmosfera. 
    O sistema foi pensado de forma a permitir atingir seis principais objectivos: (a) Melhorar as previsões oceanográficas e os seus efeitos nas populações e economia; (b) Minimizar os efeitos dos desastres naturais; (c) Melhorar a segurança e eficiência das operações marítimas; (d) Reduzir os riscos da saúde pública; (e) Proteger mais eficazmente e restabelecer a «saúde» dos ecossistemas marinhos; (f) Sustentar os recursos vivos marinhos.
    O sistema de observação integrado será constituído por três subsistemas: (1) Subsistema de monitorização/medição; (2) Subsistema de comunicações e gestão de dados; (3) Subsistema de modelação/análise.
    A interface do MONICAN para a maioria dos utilizadores será o subsistema de gestão de dados e de comunicações que irá ligar todas as partes do sistema de observações desde os instrumentos até ao utilizador final e irá contribuir para a avaliação da qualidade do produto final.  A tarefa principal será a configuração e implementação de uma distribuição e gestão de dados optimizada que faça a ponte entre as observações e todos os utilizadores os quais terão acesso gratuito a todos os dados oceanográficos recolhidos, através de um portal dedicado ao sistema MONICAN.

  • Instituição coordenadora: IH

  • Parceiros: SINTEF Fisheries and Aquaculture (Noruega).

  • Divisões Envolvidas (responsáveis): Oceanografia (Dr. João Vitorino)

  • Início / Fim:2008 – 

  • Objectivos / Actividades: Estabelecer um sistema de monitorização em tempo quase real na área do canhão da Nazaré com recurso a duas bóias multiparâmetro e a uma estrutura CORSAID.
    O projecto tem como principal objectivo a implementação de uma rede de monitorização ambiental em tempo quase real na área do canhão da Nazaré, que permita colmatar as graves lacunas de informação existentes, desenvolvendo um conjunto de produtos para apoio às actividades existentes na área da energia das ondas, turismo, prospecção off-shore, navegação comercial e de recreio, pesca, aquacultura e preservação ambiental (esta última vertente ganha especial evidência face à existência de uma área protegida – Reserva Marinha das Berlengas).

    Aceder ao website do projecto: http://monican.hidrografico.pt/