MOCASSIM

MOCASSIM 
Desenvolvimento das Competências Nacionais para a 
Implementação de Modelos OCeanográficos de ASSIMilação de dados. 

O desenvolvimento de um sistema operacional de previsão oceanográfica (sistema MOCASSIM) constitui o núcleo central das actividades desenvolvidas no quadro do projecto MOCASSIM. Este sistema integra o conjunto de modelos numéricos que realizam a previsão das condições oceanográficas e um módulo de gestão da informação a utilizar pelos diferentes modelos.

Em simultâneo com este desenvolvimento, tem vindo também a ser mantida uma importante actividade operacional no quadro do projecto, com a utilização do sistema MOCASSIM no apoio a exercícios navais ou em situações de catástrofe no mar (ex. acidente “Prestige”).

As capacidades do sistema MOCASSIM motivaram, ainda, a sua utilização em estudos de processos visando caracterizar os aspectos dominantes da oceanografia física e dinâmica sedimentar da margem continental portuguesa. Esta área de actividade é enquadrada por projecto de investigação nacionais e europeus.

A previsão operacional das condições oceanográficas depende, em grande medida, da capacidade de conhecer o estado actual do oceano. A aplicação do sistema MOCASSIM ao oceano costeiro português recorre a observações realizadas a partir das redes de monitorização mantidas pelo Instituto Hidrográfico. No quadro do projecto MOCASSIM, esta capacidade de monitorização têm vindo a ser reforçada com o desenvolvimento de plataformas de monitorização de correntes e sedimentos.

Sistema MOCASSIM
Oceanografia Operacional
Investigação
Desenvolvimento de sistemas de monitorização
Equipa do projecto
Publicações - Comunicações/Relatórios