LISST

Analisador a laser de partículas na coluna de água (concentração e dimensões)


Este equipamento determina a granulometria e concentração de um conjunto de partículas suspensas na água ou de uma amostra por difracção laser.
Actualmente o Instituto Hidrográfico possui um LISST-ST da SEQUÓIA SCIENTIFIC, INC. (que funciona também como LISST 100), Tipo C – capaz de operar autonomamente.
Este equipamento é constituído por: um sistema de lentes que produzem um raio de comprimento de onda 670 nm; um detector específico (32 anéis); uma componente electrónica de pré-amplificação e processamento de sinal, armazenamento de dados, software de programação e sistema de baterias.


Download do folheto informativo.

LISST-ST

O LISST-ST é um sistema laser para medição in situ da velocidade de queda das partículas em ambiente aquático até à profundidade máxima de 200 m.
A velocidade de queda é estimada em 8 classes espaçadas logaritmicamente (entre 2,5 e 500 microns).

O LISST efectua experiências de 24 em 24 horas (6500 amostras, 75 experiências). A coluna de sedimentação com portas seladas, impedem o contacto da água em análise com o exterior, garantindo a obtenção de resultados válidos mesmo para partículas de pequenas dimensões.

A determinação da velocidade de queda das partículas é essencial para estudos de dinâmica sedimentar, uma vez que permite efectuar estimativas de taxas de deposição das partículas e de transporte sedimentar.
A velocidade de queda depende da densidade e tamanho das partículas, podendo em ambiente marinho ser muito variável.



LISST-100

O LISST-100 é um instrumento óptico de medição do tamanho das partículas suspensas na água, com concentrações de sedimentos acima de 200 μg/l.
Baseado no princípio da difracção laser, o LISST-100 regista a distribuição das partículas suspensas na água, através da dispersão da luz. Esta distribuição é calculada em função do volume de partículas, obtendo-se a sua concentração e granulometria.
Ao evitar-se a colheita e posterior filtração de águas, os agregados de partículas mantém-se inalterados.
O LISST-100 pode funcionar como perfilador ou fundeado em amarrações até aos 200 m de profundidade.






Dados

Os dados adquiridos pelo LISST consistem em concentrações de volumes por classe dimensional de 1 a 32 (espaçadas logaritmicamente de 2,5 a 500 microns), pressão, temperatura, grupo data/hora, volts da bateria e parâmetros relacionados com o sensor de transmissão laser.



Características gerais:

Sistema

Dimensão das partículas

Resolução

Armazenamento de dados

Velocidade de amostragem máxima

Prof. máxima (m)

Peso no ar (kg)

Peso na água (kg)

LISST-ST/100

2,5-500 microns

2,5-500 microns

512 K (6500 amostras)

1 Dimensão/seg.

200

12

4