Organizações Internacionais relacionadas com a atividade do Instituto Hidrográfico
AISM - Associação Internacional de Sinalização Marítima
OMI - Organização Marítima Internacional
OHI - Organização Hidrográfica Internacional
Instituto Hidrográfico

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE SINALIZAÇÃO MARÍTIMA (AISM)

A Associação Internacional de Sinalização Marítima (AISM) é uma Organização sem fins lucrativos fundada em 1957 pelas autoridades de sinalização marítima de 20 estados.

Tem como objetivo garantir a segurança da navegação, a rapidez e a economia dos movimentos dos navios, através da melhoria e harmonização das ajudas à navegação, dos procedimentos de gestão do tráfego marítimo e de outros meios adequados.

Para além das autoridades nacionais de sinalização marítima, a AISM abriu-se desde então a todas as organizações com atividades na área da sinalização marítima e das ajudas à navegação, às instituições científicas, aos fabricantes e às empresas de consultadoria. A AISM agrupa atualmente 200 membros, dos quais 80 são serviços nacionais de sinalização marítima.

A Direção de Faróis é o representante nacional na AISM.

O Instituto Hidrográfico é Membro Associado da AISM e participante no Comité do AtoN Requirements and Management (ARM) que tem como objetivo criar doutrina no âmbito da definição dos requisitos do utilizador e da gestão pelas entidades responsáveis pela manutenção, operação e desenvolvimento das Ajudas à Navegação (AtoN) e dos Sistemas de Navegação.

Link:http://www.iala-aism.org/

ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA INTERNACIONAL (OMI)

A Organização Marítima Internacional – é a agência especializada das Nações Unidas com a responsabilidade pela proteção e segurança da navegação e a prevenção da poluição marinha por navios.

A missão da Organização Marítima Internacional (OMI) como uma agência especializada das Nações Unidas é promover a navegação segura, ambientalmente correta, eficiente e sustentável através da cooperação. Isto será realizado através da adoção dos mais elevados padrões normativos de segurança marítima e de segurança, eficiência da navegação e consideração de prevenção e controle da poluição por navios, bem como através das questões legais relacionadas a efetiva implementação dos instrumentos da OMI, com vista à sua aplicação universal e uniforme.

Link:http://www.imo.org

ORGANIZAÇÃO HIDROGRÁFICA INTERNACIONAL (OHI)

A OHI, fundada em 1921, e de que Portugal é um dos membros fundadores, é uma organização intergovernamental, consultiva e técnica, que pretende garantir que todos os mares, oceanos e águas navegáveis são levantados e cartografados, com o intuito de promover a segurança da navegação e apoiar a proteção e o uso sustentável do meio marinho. O Estado Português é representado na OHI pelo Instituto Hidrográfico, enquanto serviço hidrográfico nacional.

A OHI propõe-se, também, apoiar a coordenação das atividades dos serviços hidrográficos nacionais e a uniformização das cartas e documentos náuticos produzidos, incrementar a adoção de métodos de levantamento hidrográfico confiáveis e eficientes e desenvolver as Ciências do Mar, nas áreas da hidrografia e das técnicas da oceanografia descritiva.

O representante oficial de cada Estado Membro na OHI é, usualmente, apelidado de “Hidrógrafo Nacional”, sendo que estes e as suas equipas técnicas reúnem-se, de três em três anos, no Mónaco, para a Assembleia da OHI. É a esta que cumpre promulgar a orientação geral sobre o funcionamento e trabalho da organização, bem como a tomada de decisões de natureza técnica e administrativa.

Os Estados Membros da OHI participam nas Comissões Hidrográficas Regionais e em diversos grupos de trabalho de normalização e coordenação técnica. Neste âmbito e no contexto da produção de cartografia náutica, o Instituto Hidrográfico é, também, a Autoridade Cartográfica Primária para S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Angola. De referir que Portugal é membro das Comissões Hidrográficas do Atlântico Oriental e da África Austral e Ilhas (ver informação adicional nos endereços abaixo).

Link:http://iho.int/srv1/index.php?option=com_content&view=article&id=427&Itemid=386&lang=en

Link:http://iho.int/srv1/index.php?option=com_content&view=article&id=431&Itemid=390&lang=fr

  2017-06-27    0 / 3;