Página Inicial seta I & D seta Projetos Atuais seta EMODnet II-Chemistry

EMODnet II - Chemistry

EMODnet(European Marine Observation and Data Network) Seabed Mapping - Rede Europeia de Observação e de Dados Marinhos

A rede EMODNET pretende ser uma rede de sistemas de observação do mar, interligados por uma estrutura de gestão de dados, cobrindo todas as águas de jurisdição europeia.

Foram criados grupos temáticos que organizam os dados disponíveis de diversas fontes, avaliam a sua qualidade, garantem que sejam acompanhados por metadados e disponibilizam esses dados através de portais temáticos, nas áreas da hidrografia/batimetria, geologia, habitats, biologia, química, oceanografia física e atividades humanas.


EMODnet II - Chemistry - MARE/ MARE/2012/10 "Knowledge base for growth and innovation in ocean economy: assembly and dissemination of marine data for seabed mapping" – Lot 4, Chemistry


  • Descrição Simples: O objetivo geral do projeto EMODNET II – Chemistry é desenvolver a atual infraestrutura do Portal Piloto EMODNET – Chemistry de forma a torná-la operacionalmente mais robusta e a permitir uma actualização e um acesso de alta qualidade aos metadados e aos dados de observações químicas, provenientes das atividades de monitorização ambiental e de investigação marinha de todos os Estados/Parceiros envolvidos, através da criação, adopção e promoção de padrões comuns de gestão de dados. Para tal, serão integrados os metadados e dados disponibilizados pelos Parceiros de parâmetros da análise química de água, sedimento e seres vivos, cobrindo todas as bacias marítimas sob jurisdição dos Estados Membro da União Europeia.
    Este projeto foca-se especialmente na área costeira, estabelecendo, entre outros requisitos, que “o portal deve permitir mostrar o influxo de nutrientes provenientes de rios. Deve permitir ao utilizador a seleção de uma secção da costa, país ou região e obter séries temporais dos influxos de parâmetros (selecionados) …”. Em adição, “O portal… deve permitir aos seus utilizadores a pesquisa e obtenção de dados costeiros, … bem como a representação gráfica dos mesmos, indicando características geográficas (p.e., cidades, fronteiras, rios).”

  • Instituição coordenadora: OGS – Instituto Nazionale di Oceanografia e di Geofisica Sperimentale.

  • Parceiros: Várias Entidades e Institutos Estrangeiros (46 parceiros).

  • Divisões Envolvidas do Instituto Hidrográfico (responsáveis): Divisão de Química e Poluição do Meio Marinho, Centro de Dados Técnico-Científicos.

  • Início/ Fim: JUN2013 / JUN2016.

  • Fonte de financiamento::EU, FP7.