EMODnet Ingestion

European Marine Observation and Data Network – Ingestion and Safe-keeping of marine data

  • Descrição Simples: O projeto EMODnet Ingestion pretende desenvolver um portal que facilita a submissão de dados marinhos abertos que atualmente se encontram dispersos por públicos e privados, contribuindo para a reutilização da informação e para a blue society e para a Marine Knowledge 2020 strategy. Os donos da informação que pretendem contribuir para o bem comum irão contar com a ajuda de centros especializados de gestão de dados marinhos que lhe vão prestar apoio e funcionar como facilitadores em todo o procedimento.

  • Instituição Coordenadora: MARIS B. V.

  • Participantes / Contactos:: 47 parceiros, constituindo um grupo alargado de Institutos e Centros de Dados Marinhos de países da costa Europeia (ver a lista completa em: https://www.emodnet-ingestion.eu/about/who  )

  • Divisões Envolvidas (responsáveis): Gabinete de Sistemas de Informação Geográfica (CTEN M Paulo Jorge Antunes Nunes). Outras divisões envolvidas: divisão de hidrografia, divisão de oceanografia, divisão de geologia marinha e divisão de química e poluição marinha.

  • Início / Fim : Maio de 2016 – maio de 2019

  • Objectivos / Actividades: O principal objetivo do projeto EMODnet Ingestion é habilitar os donos de dados marinhos abertos com uma ferramenta de submissão e integração de dados na rede europeia EMODnet. Facilitar a interação entre os donos de dados e centros de excelência europeus na gestão de dados marinhos. O IH irá participar no desenvolvimento das seguintes atividades: WP2 – Participar com apoio técnico especializado no processo de submissão de dados marinhos. WP4 – Participar na identificação de potenciais interessados na partilha e submissão de dados marinhos abertos.

    Para entender melhor o processo de submissão dos dados:
    https://www.emodnet-ingestion.eu/media/emodnet_ingestion/org/documents/emodnet_dip_infographic.pdf

  • Produtos IH: : Diversos catálogos podem ser consultados em: http://www.emodnet.eu/portals

  • Trabalhos efectuados: Participação no kick-off meeting; Identificação de potenciais colaboradores; Atividades de divulgação; Testes ao portal de submissão de dados; Participação nas reuniões obrigatórias.

  • Página do projeto:https://www.emodnet-ingestion.eu/