Cromatógrafo Gasoso

Cromatógrafo Gasoso HP6890 com Detector de Captura Electrónica

Cromatógrafo Gasoso HP6890 O cromatógrafo gasoso HP6890 é utilizado na análise qualitativa e quantitativa de pesticidas organoclorados e policlorobifenilos em amostras de água, de sedimento e de seres vivos.

Está configurado com dois injectores e dois detectores que lhe permitem operar com duas colunas capilares distintas. A especificidade das fases estacionárias das colunas capilares, juntamente com a acção do gás de arraste – o hélio – permite a separação e a resolução cromatográficas necessárias.

A detecção é efectuada pelo Detector de Captura Electrónica (ECD, Electron Capture Detector). O ECD contém uma célula do isótopo radioactivo 63Ni que liberta partículas ?. Estas partículas colidem com o gás do detector – uma mistura de argon e de metano (95:5) – e produzem electrões de baixa energia.

Estes electrões livres produzem uma corrente baixa, designada por corrente estacionária que é continuamente medida. Quando uma molécula de um dado analito atinge o detector, capta electrões livres, afectando a corrente estacionária. Esta variação é convertida e ampliada num sinal proporcional à concentração do analito, a altura de pico, e dá origem ao cromatograma.