Comunicado Hidrográfico

Comunicado Hidrográfico

A documentação e informação náutica referente ao território nacional, colocada à disposição dos navegantes pelo Instituto Hidrográfico, é preparada a partir dos trabalhos das missões e brigadas hidrográficas e dos elementos fornecidos pelas autoridades marítimas e portuárias.

No entanto, na actualização dessa documentação, a informação fornecida pelos navegantes desempenha um papel relevante, pelo que se solicitam os seus contributos.
Com efeito, eles podem verificar anomalias de balizagem e iluminação, observar as novas construções que achem poder vir a constituir pontos conspícuos, as particularidades da aterragem visual ou radar, os abatimentos provocados pelas correntes, variações de profundidades, etc.

Por isso, os navegantes não devem negligenciar nenhuma ocasião para informar o Instituto Hidrográfico de tudo o que lhes parecer ser útil aos outros navegantes, mesmo que admitam que já deva ter sido anteriormente comunicado.

Nesta conformidade recomenda-se vivamente aos navegantes que utilizem o «Comunicado Hidrográfico» para expedição da informação ao Instituto Hidrográfico.

Salienta-se que na comunicação da informação é mais importante o conteúdo e a rapidez do que a sua forma. No entanto, alguns requisitos devem ser tidos em consideração.

Instruções