Página Inicial seta Serviços seta Centro de Dados

Centro de Dados Técnico-Científicos

Bases de dados do ambiente marinho

O Instituto Hidrográfico, através do seu Centro de Dados, presta os seguintes serviços:

  • Desenvolvimento e implementação de bases de dados geoespaciais nas áreas da hidrografia, da oceanografia, da geologia marinha, da química e poluição do meio marinho e da segurança da navegação;
  • Desenvolvimento de sistemas de carregamento e difusão de informação geoespacial, sobre o ambiente marinho, em tempo quase real;
  • Compilação de informação geográfica de diferentes fontes e formatos (pictorial e vetorial);
  • Modelação de fenómenos espácio-temporais;
  • Análise tridimensional e produção de animações 3D (sobrevôos) e de imagens estereográficas;
  • Análise geoespacial avançada;
  • Desenvolvimento de portais de dados e informação de cariz geoespacial;
  • Difusão de produtos de informação geográfica em suportes amovíveis ou em serviços em linha na internet;
  • Preparação e fornecimento de dados hidro-oceanográficos ambientais à comunidade científica e aos cidadãos, via internet.

O Centro de Dados é também responsável pela preservação da produção científica do Instituto, nomeadamente a documentação cartográfica histórica (Cartoteca) e as publicações oficiais do IH (destacando-se as náuticas), assim como dos trabalhos técnicos realizados (Arquivo Técnico). Esta informação destina-se a ser consultada pelos técnicos do IH e pelo público em geral.

Serviços
Bibliotecas

A Biblioteca, com mais de 20 000 obras, é especializada sobretudo nas áreas das ciências do mar, com destaque para a hidrografia, a geologia marinha, a oceanografia e a navegação. A Biblioteca reforça anualmente a sua coleção, através da aquisição e permuta de obras relevantes para a sua área de especialização. Mantém, ainda, um alargado conjunto de publicações periódicas de referência, algumas das quais em linha. É membro do consórcio B-on, disponibilizando os seus serviços aos técnicos do IH e a outros utilizadores.

Cartoteca
Arquivo Técnico

Com cerca de 3 500 documentos, datados do início do século XIX até à atualidade, a Cartoteca apresenta, principalmente, cartas produzidas pelo IH, desde a sua origem, mas também cartas, atlas e outros documentos náuticos produzidos por diversas instituições. Evidenciam-se as cartas hidrográficas de Portugal e ex-colónias, assim como outros tipos de cartas, nomeadamente topográficas e geológicas.

Este arquivo conserva, na sua grande maioria, os processos de recolha de dados e elaboração de cartas náuticas existentes (levantamentos, pranchetas, etc.), de uma forma constante a partir de meados do séc. XX. São, principalmente, processos respeitantes a Portugal Continental e às Regiões Autónomas, assim como um vasto conjunto pertencente às ex-colónias. Uma parte deste arquivo está ainda reservada ao estudo da oceanografia, designadamente da dinâmica do oceano, como seja a temperatura, a pressão, as correntes de marés e oceânicas e os perfis acústicos.