Cartografia Histórica

Cartografia Histórica

No passado, a produção da cartografia náutica seguia um conjunto de técnicas e uma panóplia de equipamentos da época. Muitos dos levantamentos eram executados de forma expedita servindo, no entanto, perfeitamente para os seus propósitos, nomeadamente para a condução da navegação. A navegação não se baseava totalmente na cartografia, mas sim na visualização do contorno da costa, sendo esta também a razão da inclusão de desenhos panorâmicos de vistas do mar para a terra nestas cartas.

Hoje em dia, para além do carácter artístico de que lhe é atribuído e, apesar da escassa documentação associada à sua técnica de construção e das normas técnicas utilizadas na representação de elementos, a cartografia histórica é utilizada como informação de base a estudos técnicos e científicos, principalmente na abordagem da variabilidade temporal.

Nesta área disponibilizam-se alguns exemplos de cartas náuticas históricas (Selecção de Cartas) de Portugal, dos PALOP, India e Macau de diferentes anos. Destacam-se pela sua antiguidade as cartas náuticas da Ilha da Madeira (1843), do Arquipélagos dos Açores (1867), de São Tomé e Príncipe (1842) e da India-Porto de Goa (1842). Nesta área é ainda possível realizar uma exploração interactiva das cartas náuticas históricas para Portugal Continental podendo comparar em simultâneo cartas produzidas em diferentes anos para um mesmo local.

Informação Disponível
Selecção de Cartas Selecção de Cartas + Ver mais Exploração Interactiva nacional Exploração Interactiva (Nacional) + Ver mais Exploração Interactiva (PALOP) Exploração Interactiva (PALOP) + Ver mais
Venda Venda + Ver mais