Página inicial seta Produtos seta Agitação Marítima

Agitação Marítima

Informação
Programa de medição de dados de agitação marítima

A aquisição de dados de agitação marítima com bóias ondógrafo, com vista à caracterização do clima na costa portuguesa, tem sido uma actividade constante do Instituto Hidrográfico (IH) nos últimos anos. A partir de 1979, altura em que iniciou, com o apoio de várias instituições nacionais, o projecto ONDMAR, o IH adquiriu dados de agitação marítima em mais de vinte estações ondógrafo, localizadas no Continente e Regiões Autónomas. Para tal, contribuiu decisivamente o projecto PO-WAVES, apoiado pela NATO através do programa “Science for Stability”, o qual veio permitir aumentar a rede inicial de estações no Continente, e sistematizar a aquisição e o processamento dos dados.

Desde 1995, altura em que terminou o projecto PO-WAVES, o IH tem procurado dar continuidade à aquisição de dados, quer através do estabelecimento de protocolos de colaboração com diversas instituições, públicas e privadas, quer por iniciativa própria. Pretendeu-se, desta forma, aumentar a duração das séries temporais entretanto adquiridas, tendo em vista uma melhor caracterização do clima.

Actualmente o IH mantém, em parceria com diversas Instituições, uma rede de estações ondógrafo em Portugal Continental e Arquipélago da Madeira. No Arquipélago dos Açores existe também um conjunto de estações ondógrafo, no âmbito do projecto CLIMAAT/CLIMARCOST conduzido pela Universidade dos Açores, e cuja informação pode ser consultada na página do referido projecto.

A informação disponibilizada pelo IH pode ser consultada a partir de um mapa onde se acede às últimas informações obtidas para cada estação, e ainda através de um conjunto de tabelas e gráficos. Nas tabelas pode ser consultada informação relativa às últimas 30 horas; nos gráficos existem também outras opções de consulta relativas a períodos mais alargados.


Previsão Operacional

As previsões de agitação marítima para o Atlântico Norte, Atlântico Sul e para a costa de Portugal Continental (Costa Oeste-Zonas Norte e Sul; Costa Sul; Praia da Nazaré e Baía de Cascais) e Arquipélago da Madeira são produzidas diariamente. O sistema implementado resulta do trabalho produzido pelo projecto MOCASSIM (Modelos Oceanográficos com Assimilação de Dados), sendo usado frequentemente no apoio às operações navais, no apoio à gestão de situações de catástrofe no mar ou no apoio à busca e salvamento marítimo de náufragos e embarcações à deriva.

As previsões de agitação marítima são calculadas a partir de dois modelos interligados: o WAVEWATCH III e o modelo SWAN. O primeiro refere-se ás condições de agitação marítima no Atlântico Norte e Atlântico Sul, sendo que as previsões são realizadas de 6 em 6 horas até 6 dias. O modelo SWAN, por seu turno, refere-se às condições de agitação marítima na costa de Portugal Continental (latitude: 35,5ºN-44 a 4ºN e longitude: 12ºW a 5ºW) e Arquipélago da Madeira ( latitude: 32,1ºN a 33,4ºN e longitude: 17.6ºW a 16.0ºW). As previsões são realizadas de 6 em 6 horas até 3 dias.

Destaques
Bóias Ondógrafo Bóias Ondógrafo + Ler mais Previsão Previsão + Ler mais  

OC